Páginas

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Até quando suportar?

Nós seres humanos somos muito adaptáveis, basta ver que nos ajustamos ao calor do deserto e às nevascas dos pólos terrestres. Nossa sensibilidade é capaz de se anestesiar a ponto de suportar ver pessoas dormindo na ruas, gente sendo morta, bundas saltando na TV e achar que tudo faz parte da paisagem natural.
Pessoas abusivas também podem ser vistas com essa percepção distorcida, pois na medida que aumentam o grau da tortura, parece que já não é agressão. Com o tempo e o medo reprimido começam até ser alvo de estima e carinho.
O critério de suportabilidade de dor para muitas pessoas pode ser levada ao infinito; quanto mais sofrem mais são capazes de aguentar sofrimento. Logo, a decisão deromper com certas prisões não é aguardar o ponto limite da falência das forças emocionais, físicas e morais, mas sair enquanto existe vida, vigor e brilho nos olhos.
Esperança cega é incapaz de resgatar a pessoa que causa mal-estar em você. Se ela chegou tão longe, será capaz de ir ainda mais. Não subestime o poder de um cenário ruim se tornar pior.
Melhor momento para interromper um fluxo de sofrimento: agora.
Texto de Frederico Matos

Nenhum comentário:

Postar um comentário