Páginas

sexta-feira, 1 de julho de 2011

"AMIGO DE SI MESMO" (Martha Medeiros-escritora)

"No livro "Quem Pensas Tu que Eu Sou?", o psicanalista Abrão Slavutsky, reflete sobre a necessidade de conquistar o reconhecimento alheio para q possamos desenvolver nossa autoestima. Mas como sermos percebidos generosamente pelo olhar dos outros? No livro ele reproduz uma questão levantada e respondida pelo filósofo Sêneca: "Perguntas-me qual foi meu maior progresso? Comecei a ser amigo de mim mesmo".Como sempre, nosso bem-estar emocional é alcançado c/soluções SIMPLES, mas poucos levam isso em conta, já q a SIMPLICIDADE nunca teve muito cartaz entre os q apreciam uma complicaçãozinha. Acreditando q a vida é mais rica no conflito, acabam dispensando esse pó de pirilimpimpim.
Para ser amigo de si mesmo é preciso estar atento a algumas condições do espírito. A primeira aliada da camaradagem é a HUMILDADE. Jamais seremos amigos de nós mesmos se continuarmos a interpretar o papel de Hércules ou de qualquer super-herói invencível. Encare-se no espelho e pergunte: quem eu penso que sou? E chore, porque você é FRACO, erra, se engana, explode, faz bobagem. E aí enxugue as lágrimas e PERDOE-SE, q é o que bons amigos fazem: PERDOAM!
Ser amigo de si mesmo passa também pelo bom humor. Como ainda há quem não entenda q sem humor não existe chance de sobrevivência? "Para atingir a verdade, é preciso superar a seriedade da certeza"diz o autor do livro. É uma frase genial. O bem-humorado respeita as certezas, mas as TRANSCENDE! Só assim o sujeito passa a se divertir com o imponderável da vida e a tolerar suas dificuldades. 

AMIGAR-SE CONSIGO também passa pelo q muitos chamam de egoísmo, mas será? Se você faz algo de bom pra si próprio estará automaticamente fazendo mal para os outros? Ora.FAÇA O BEM PARA SI E ACREDITE: ninguém vai se chatear com isso. Negue-se a participar de coisas em que não acredita ou que simplesmente o aborrecem.
PRESENTEIE-SE COM BOA MÚSICA, BONS LIVROS E BOAS CONVERSAS! NÃO TROQUE SUA PAZ POR ENCENAÇÃO.NÃO FAÇA NADA QUE O DESAGRADE SÓ PARA AGRADAR OS OUTROS! Mas seja gentil e educado, isso reforça laços, está incluído no projeto "ser amigo de si mesmo". Por fim, PARE DE PENSAR! É o melhor conselho que um amigo pode dar a outro: pare de fazer fantasias, sentir-se perseguido, neurotizar relações, comprar briga por besteira, maximizar pequenas chatices, estender discussões, buscar no passado as justificativas para ser do jeito que é, fazendo a linha "sou rebelde porque o mundo quis assim". Sem essa... O mundo nem estava prestando atenção em você, acorde!Salve-se dos seus traumas de infância. Quem não consegue sozinho, deve acudir-se com um terapeuta. Só não pode esquecer:" SEM AMIZADE POR SI PRÓPRIO,NUNCA HAVERÁ PROGRESSO POSSÍVEL!" (Sêneca) Permanecerá enredado em suas próprias angústias e sendo nada menos QUE SEU PIOR INIMIGO!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário